Rotate4all

PopCash

EasyHits4you

The Most Popular Traffic Exchange

Para a aquisição de cultura é necessário ter educação

Os valores que você carrega desde o berço, as coisas que você aprende desde o colo, as situações que você visualiza de quem está próximo, do encarregado de lhe acompanhar desde a mais tenra idade, do responsável por sua sobrevivência, isso é o que lhe define.

A ética transmitida através dos mais puros gestos, o caráter formado,  pela compreensão no olhar, as atitudes gravadas através do tom de voz, a força apreendida do calor do abraço, é exatamente o que lhe define.

Durante o caminho da vida, o crescimento físico e mental, a maneira como encara os obstáculos e reúne forças para superá-los com honra e honestidade, é a assinatura que você imprime na tela do mundo, ganhando o respeito e a admiração dos seus pares.

E nos momentos mais difíceis, quando a tristeza lhe abate e o terror lhe comprime, quando as situações o impelem a desistir ou trilhar caminhos obscuros se apresentam, na fase mais complicada em que seus sonhos são contestados, é quando você precisa abrir o cofre de sua memória e sacar as apólices adquiridas de seus familiares, contendo caráter, ética, força de vontade, atitudes coerentes, passaportes para um novo patamar de sua vida, deixando dificuldades para trás com galhardia, lealdade e decência. É o que se chama de educação. É a base para qualquer ser humano direito, preparado para respeitar e se fazer respeitar através dos conceitos nos quais acredita e regem seus princípios. È o que lhe permite fazer parte dos agentes transformadores positivos e não dos derrotados profissionais.

O restante é cultura. Você está preparado para participar de uma sociedade saudável, em busca de ganhos intelectuais que produza ideais, que inclua e habilite pessoas para uma vida feliz.

Adquirir cultura é perceber o mundo ao redor, colocar a sensibilidade como antena receptora de todas as formas de pensar, aprender  a argumentar com intenção de colaborar; descobrir seus talentos para aperfeiçoá-los e compartilhar com humildade. Aprender a aprender para galgar novos níveis, socializando conhecimentos, postulando reconhecimento que eleve a autoestima e o faça um espelho para os mais jovens.

A cultura é todo o produto realizado pelo intelecto humano através dos tempos, e para isso é necessário agir com educação. A mesma educação produzida no colo, do berço às ruas.

Para adquirir cultura, e produzir cultura, é primordial agir com educação; para tanto, deve-se resgatar os valores recebidos desde o nascimento até seu momento atual no planeta. Só assim poderá se sentir um ser humano completo.

                                 Marcelo Gomes Melo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu feedback é uma honra!

Para ler e refletir

O momento em que não serão necessários

    Dói. E invade destruindo espaços fechados. Abertos. O silêncio dói. Tanto quanto o barulho irritante As palavras malditas, urrad...

Expandindo o pensamento