PROJETO FESTIVAL DE POESIAS 2014

“Amores de todas as cores”
I – Do projeto
Inserido nos gêneros artes/mídias, literatura e estudo, e utilizando-se dos recursos multimodais, o Festival de Poesias visa instigar e possibilitar a produção original de textos poéticos por parte dos alunos, tanto do ensino fundamental quanto do ensino médio, de maneira livre e criativa.
Para que tais objetivos sejam alcançados, faz-se imprescindível um suporte interdisciplinar por parte dos professores durante suas aulas, interligando cada conteúdo específico à poesia de todos os estilos, fomentando a pesquisa e a criação de textos individuais. Durante o período de inscrições, oficinas de poesia serão oferecidas incidentalmente com professores e poetas convidados para prestar auxílio e orientações.
II – Do regulamento
Estarão aptos a participar do Festival de Poesias todos os alunos devidamente matriculados e frequentes na Unidade Escolar, inscrevendo-se em seu respectivo nível, a saber:
Nível I: alunos de sexto e sétimo ano, ensino fundamental;
Nível II: alunos de oitavo e nono anos, ensino fundamental;
Nível III: alunos de primeiro, segundo e terceiro anos, ensino médio.
Os textos poéticos deverão ser originais, produzidos pelo aluno-poeta e entregue em três vias, digitadas em tamanho 14, fonte Times New Roman, espaçamento 1,5, dentro do período de recebimento de inscrições pré-estipulado.
Não serão aceitos trabalhos após a data limite.
Os textos reconhecidos pela banca examinadora como plágio, parcial ou completo, estarão automaticamente excluídos do Festival, sem direito a recurso.
A inscrição é gratuita, cabendo ao aluno-poeta apenas a entrega, no ato da mesma, as três vias do poema em papel sulfite A4 ou através do formulário de inscrição no blog.
III – Das inscrições
As inscrições serão iniciadas em17/03/2014 e se efetivarão através do preenchimento do formulário contendo:
Nome completo, série, e-mail, nome da poesia, arquivo contendo o texto original.
O encerramento das inscrições se dará no dia 10/04/2014, impreterivelmente.
IV – Do julgamento
Encerradas as inscrições inicia-se a fase de pré-julgamento das poesias, realizada por uma bancada de professores que analisarão:
- originalidade e ineditismo;
- desenvolvimento do tema;
- linguagem utilizada (culta/informal) dentro da proposta observada;
- criatividade e estética.
Para cada item serão atribuídas notas de zero a dez, que somadas definirão a nota do aluno-poeta. Os três textos que atingirem as notas mais altas em cada nível serão os finalistas, apresentados ao vivo na cerimônia de premiação, recitados pelo autor ou algum aluno indicado por ele, previamente.
Caberá à bancada julgadora, através de votação escolher a ordem dos textos premiados, conforme notas de zero a dez, incluindo eficiência na leitura.
V – Da premiação
A premiação simbólica se dará na cerimônia de apresentação dos textos finalistas, a saber:
- Entrega de certificados personalizados para cada participante, finalistas ou não;
- Entrega de premiação simbólica aos três primeiros colocados.
 
Produção de um caderno com todas as poesias produzidas e seus respectivos autores para fazer parte do acervo particular da escola, preservando para a posteridade os trabalhos realizados.
                          Marcelo Gomes Melo

 

Para ler e refletir

A lenda do Bom Tejipió           Embaixo do pé de cajá ao anoitecer, com uma lança comprida de ponta fosca triangular, cort...

Expandindo o pensamento