Das necessidades de um
povo que deseja evoluir intelectualmente
O
que dizer dos anúncios comerciais veiculados atualmente na televisão
brasileira? Os mestres da propaganda estão conseguindo se superar na arte de
vender, de criar consumidores vorazes e desvairados alimentando sua sanha
insaciável por gastar cada vez mais e além das próprias possibilidades
financeiras.
O
que precisamos perguntar é se nessa guerra desenfreada há comerciais de extremo
mau gosto e de entendimento dúbio por puro nonsense ou desespero em chamar a
atenção de compradores em potencial.
Quando
comerciais de automóveis focam em sentimentos como a inveja, determinando ser
isso o que move específica classe social consumidora e tornando claro que
aquele que não possui o modelo da moda é inferior social, financeira e
intelectualmente; ou mostram amigos se corroendo de ódio porque um deles possui
um automóvel melhor, com mais acessórios, a ponto de prejudicar a amizade. Que
mensagem é enviada à sociedade através de tais anúncios?
Em
casos ainda mais confusos, quando tentam demonstrar que o motor é o mais
silencioso da categoria e para isso utilizam uma aparentemente adolescente, com
visual entre treze e quinze anos de idade fugindo de casa, enquanto um locutor
lista todos os benefícios de possuir um carro daqueles. A menina entra no
automóvel e vai para a balada largando um pai desesperado, cheio de preocupação
em sua sala, impotente; e com o passar das horas roncando com um livro sobre o
peito, altas horas da madrugada, quando a menina retorna feliz e insensível, e
faz uma cara de desprezo ao vê-lo ali, prostrado, como se o pai fosse um idiota
qualquer, fácil de enganar, e sem condições de tomar qualquer atitude, porque
adolescentes, de acordo com as leis atuais têm apenas direito e nenhum dever,
recaindo sobre os pais o ônus e a culpa pelos erros cometidos.
Vale
a pena passar esse tipo de mensagem para uma sociedade já degradada pela falta
de respeito, ética e sem leis que não sejam unilaterais, apenas para vender
automóveis?
E
quanto aos comerciais que se utilizam de linguajar chulo intencionalmente, ou
incentivam à juventude o desrespeito às pessoas, principalmente às idosas?
Uma
sociedade deveria ter como princípios bases sólidas de respeito às leis,
conhecimento dos deveres e direitos e uma clara noção de certo e errado, legal
e ilegal que norteasse as atitudes da população, facilitando o entendimento,
proporcionando a capacidade de discernir para apresentar um comportamento
saudável e condizente com as necessidades humanas. Só então seriam capazes de
manter a mente aberta para respeitar as diferenças e conviver de forma
pacífica, num ambiente de colaboração que eleve a qualidade de vida para todos.
Marcelo Gomes Melo
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