Considerações sobre a
sala de aula ideal. Visão estritamente matemática
Argumenta-se sobre a
sala de aula ideal para professores e alunos. Da parte dos professores, uma
quantidade menor de alunos, que possibilite maior atenção a cada um deles,
objetivando sanar ao máximo suas dúvidas e orienta-los na aprendizagem é uma solução
bastante cogitada.
Eis que uma série de pequenas aleivosias matemáticas a
respeito foram informalmente debatida entre representantes do raciocínio exato
durante simpósio de quinze minutos na sala dos professores. Vamos a elas:
Com cinquenta alunos por sala de aula, e cinquenta minutos
de duração para cada aula, haveria, teoricamente, um minuto de atenção
individual por aluno. Durante esse minuto o aluno exporia sinteticamente as
suas dúvidas e inquietações sobre o conteúdo e receberia as valiosas
observações do professor, facilitando o seu caminhar rumo ao desenvolvimento
das atividades pelo restante da aula.
É óbvio que outras variáveis devem ser levadas em conta até
alcançarmos um resultado; por exemplo, retire dos cinquenta minutos iniciais
uns três para a locomoção do professor pelos corredores e blocos até a sala de
aula, com passos constantes, sem interrupções pelo caminho. E mais dois para
que todos se ajeitem em seus lugares e foquem a atenção no mestre, tornando
possível o início da aula. Subtraia mais
cinco minutos do total para a realização da chamada e mais cinco de
interrupções para advertências a brincadeiras inadequadas, discussões por causa
de material, pedidos para ir ao banheiro e perguntas fora de hora. Perde-se,
portanto quinze minutos dos cinquenta. Mas não faça a conta ainda, porque há
mais variáveis, embora todas não sejam levadas em consideração, ou
transcenderia o tempo limite.
As instruções iniciais e colocação do conteúdo na lousa,
através do uso do data show, computador ou qualquer outro tipo de tecnologia,
mais abertura de cadernos, livros, e orientação quanto às atividades consomem
cerca de vinte e cinco minutos, acrescentando mais cinco para que o professor
aplique uma breve reprimenda aos que “esqueceram” intencionalmente ou não o
material em casa, ou o perderam, ou destruíram.
Sensacionalmente é possível ainda calcular o tempo de
orientação individual que o aluno receberia por aula. Dos cinquenta minutos
restam ainda preciosos cinco, que divididos igualmente entre os cinquenta
daria... Seis segundos para cada um! Excelente!
Esse tempo aumenta eventualmente em caso de ausência de
alunos, mas, querendo acelerar o desempenho, basta adquirir o espetacular “governamental
turbo teacher”, ensinando mais com menos, multiplicando os segundos de atenção
individual e assegurando a perfeição. Brincadeirinha... Tocou o sinal e acabou
o intervalo.
Marcelo Gomes Melo
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