Rotate4all

PopCash

EasyHits4you

The Most Popular Traffic Exchange

O idioma mais difícil


 

O idioma mais difícil

Eis que você começa a pensar em aprender um idioma. E imediatamente acha que será extremamente difícil, afinal as regras são diferentes, há muitas palavras, com diversos significados para conhecer, treinar e saber utilizar.

Você precisa também perceber os tempos verbais: quando está falando no presente, no passado ou no futuro. Ou no presente imediato, como no inglês.

Também é necessário considerar o modelo culto da língua, usado para se comunicar profissionalmente, ou em situações formais; a linguagem técnica referente à determinada área de conhecimento... A modalidade técnica, que utiliza jargões indecifráveis para quem não pertence ao grupo específico de usuários. Esses jargões podem ser de médicos, feirantes, motoristas, jornalistas, até professores!

Aprender um idioma, em princípio parece ser impossível, porque as normas diferem imensamente, e isso é terrível no início. Pode-se cometer inúmeros erros de comunicação, e para quem erra momentos constrangedores. Afinal, o falante estrangeiro do idioma deve igualar o seu conhecimento ao do falante nativo. É verdade?

Por que razão as pessoas demonstram medo de entrar em contato com palavras diferentes, sons estranhos aos que normalmente estão expostos desde que nasceram? Por que jamais imaginam que o caminho é conhecer cada vez mais palavras da tal língua e seus significados, além de treinar a  maneira convencional de utiliza-las? Por que é disso que se trata! Enriquecer o vocabulário, falar, falar, ouvir, repetir... E não é necessário falar exatamente como um nativo do idioma falaria! O seu chamado sotaque será um ganho para o idioma. Uma maneira charmosa de usar a linguagem conseguindo se fazer entender.

E a língua portuguesa, no nosso caso específico? Aliás, o português brasileiro, que é bastante diferente da língua portuguesa original, falada em Portugal, o nosso colonizador. O nosso idioma é, sim senhor, considerado o mais difícil de ser aprendido por qualquer gringo do mundo! E ainda assim achamos charmoso e engraçado o modo como eles se utilizam de nossa língua e conseguem se entranhar em nossa cultura, sendo respeitados como qualquer outro cidadão.

O brasileiro é tolerante com as deficiências alheias em utilizar o nosso idioma, enquanto parece ser duro demais consigo mesmo ao ter que se utilizar de outro idioma para comunicar-se? Talvez não tenham noção do quanto é difícil falar a língua portuguesa, escrever a língua portuguesa, porque há um motivo enorme que ninguém comenta, ninguém demonstra: a riqueza extrema do idioma é fruto de suas variações constantes! Se somos capazes de falar o nosso rico idioma, porque não seríamos de aprender qualquer outro, bem mais fáceis e com muito menos regras, normas e mudanças. Vai saber...

                          Marcelo Gomes Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu feedback é uma honra!

Para ler e refletir

Sobre de que o tempo trata

  Chore, não porque o queira, mas porque é necessário Expurgue através das lágrimas esse sofrimento maléfico E indiferente que lhe cor...

Expandindo o pensamento